CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sábado, 6 de março de 2010

EDUCAR É POSSÍVEL



O mundo, em suas transformações, nos deixa meio perdidos. E, muitas vezes chegamos a pensar que o errado hoje é o certo. Por isso pagamos caro quando realmente adentramos o caminho ardiloso de educar.


Faço parte do quadro de gestão da Escola Estadual Prof. Hermógenes Nogueira da Costa em Mossoró/RN (Ensino Fundamental II e Médio) e, após uma longa lista de reuniões, por setores, nos preparamos para recebermos os alunos de forma bem estruturada para darmos início ao ano letivo, segunda-feira (01.03.10).


Para início de conversa, organizar uma instituição pública é uma tarefa por demais difícil. Isto porque há uma cultura de que tudo que é público é bagunçado. Discordo! Onde há pessoas capazes as instituições funcionam bem.


Portanto, como nosso objetivo é trabalharmos em equipe, tarefas foram distribuídas e, aos poucos, sendo realizadas. Embora enfrentando algumas rejeições, por parte de alguns colegas que repousam em sua zona de conforto. Puro marasmo!


A priori, cada setor precisa saber suas atribuições. O que foi repassado através de reuniões por setores, conforme citei acima. Pois a partir do momento que você recebe suas atribuições caminha fazendo a sua parte. O que é suficiente para um trabalho engajado. Ninguém precisa se sacrificar trabalhando demais quando cada um faz o que lhe compete.


Sendo assim vícios vão sendo deixados no passado e visualizamos um futuro mais comprometido com o sucesso. O que faz bem a todos. Evitando assim o desperdício de energia com a falta de ética profissional.


Ultrapassando essa barreira, vem outra bem pertinente: alguns alunos, por falta de normas estabelecidas em casa, talvez, rejeitam as regras de convivência na escola. O que demonstra o quanto é grande a nossa responsabilidade porque, hoje, fazemos o papel de professor e muitas vezes de pais.


Sabemos que a nossa geração foi educada nos padrões de repressão. Somos frutos de ditadura, aprendemos a sentar em fila nas salas de aulas, a calarmos para ouvir os mestres, etc. Entretanto, com os avanços sociais, a criação do Estatuto da Criança e Adolescente, entre outros, os pais parecem que perderam os trilhos de uma boa educação na família. Provavelmente por desconhecerem o verdadeiro sentido de liberdade, e pagam caro pela falta de limites dos filhos da era tecnológica. E, assim a escola fica com uma carga maior nesta função.


Entretanto, sabemos que os valores morais, por mais gastos que estejam ou fora de moda como dizem alguns jovens, ainda é o caminho para uma sociedade equilibrada. Cabendo então à escola fazer este resgate através de exemplos claros para facilitar a compreensão do aluno. O uso da farda, o cuidado com o patrimônio público, o respeito no trato com as pessoas são atitudes cidadãs. E vale muito a pena ser correto! Cumprir com seus deveres para poder reivindicar seus direitos.


Essa é a nossa proposta de trabalho, que já aponta resultados gratificantes. Pois é ensinando que aprendemos a cuidar bem do mundo. E, quando estamos voltados para darmos o melhor de nós por uma causa justa, até os mais insatisfeitos aprendem a valorizar atitudes saudáveis.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

MELHORIAS NA EDUCAÇÃO



Há, aproximadamente, dez anos as políticas educacionais veem aplicando instrumentos avaliativos para verificar o nível do ensino público no Brasil. Instrumentos como: Provinha Brasil, ENEM, Olimpíada de Língua Portuguesa, Olimpíada de Matemática, entre outros. E os resultados não são animadores. Daí a necessidade de investir em outros recursos que possam contribuir com a melhoria na educação pública do nosso país.


Percebe-se que o governo federal não está medindo esforços para reverter esse quadro. Acredito que em virtude dele ter nascido nordestino e pobre, ter vestido na pele grandes dificuldades, é consciente que a educação muda à vida das pessoas. Por isso está investindo grandiosamente nesta área. A prova é que no RN havia dois Institutos Federais e em seus mandatos este número aumentou para doze.


Outro feito importante está sendo estudado para o ensino básico. É o Ensino Médio Inovador. Um projeto ousado, que se posto em prática conforme seus objetivos, vai mudar satisfatoriamente a cara do ensino médio.


Felizmente sou privilegiada em ser uma das pioneiras neste projeto. A partir de seu momento embrionário, onde pequenos grupos de algumas escolas de Mossoró, passou a estudar as diretrizes vindas do MEC para a implantação deste projeto. Realizamos encontros em finais de semana para estudarmos e montarmos o projeto. Foram momentos árduos. E em virtude das dificuldades e falta de credibilidade algumas escolas desistiram. Mas, nós continuamos lá fortes, apesar do cansaço. E, para nossa alegria, dia 21/12/09 em Natal, ficamos sabendo que apenas onze escolas em todo o RN foram contempladas com o Ensino Médio Inovador, entre elas a Escola Estadual Hermógenes Nogueira da Costa, a nossa.


Este projeto vai ser implantado gradativamente, iniciado pelas 1ªs série do Ensino Médio do turno diurno, uma vez que a carga horária vai ser ampliada. O que não é possível para o turno noturno. E deve ser iniciado no turno que tem o maior número de 1ªs séries, que seja no matutino ou vespertino. Portanto, em 2010 este projeto abrangerá as 1ªs, em 2011 as 2ªs e em 2012 as 3ªs séries do Ensino Médio.


Vai haver mudanças consideráveis na estruturação do ensino e na estrutura das escolas. As salas de aula serão equipadas especificamente para atender aos alunos por área de conhecimento. Ao invés dos professores mudarem de sala, isto agora será tarefa do aluno. A estrutura curricular também vai passar por modificações. E o período letivo passará a ser semestral.


Para a efetivação deste projeto diretoras, coordenadoras pedagógicas e professores por área do conhecimento das escolas contempladas com o Ensino Médio Inovador, estão sendo treinados no Rio de Janeiro no período de 18 a 24/01/2020. Certamente, trarão na bagagem esperança alicerçada por conhecimento que contribuirá para um ensino de melhor qualidade.


Enquanto isso aguardamos, aqui na escola, o retorno dos colegas do Rio de Janeiro para juntos arregaçarmos as mangas e pormos em prática o Ensino Médio Inovador, confiantes de que novos ventos soprarão melhoria na qualidade da educação em nossas escolas.